Anunciantes

domingo, 2 de maio de 2010

Bulk Ink - Alimentador para Impressoras Jato de Tinta

Senhores, estou aqui postando o que ja postei no blog Invente Aqui!
Então não digam que é uma copia... porque É... porque é meu o projeto mesmo.

----------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde, senhores !!!

Aqui um Tutorial completo pra você que quer economizar com sua impressora jato de tinta.



Normalmente você usa seu cartucho imprimindo com aquela dor no coração a cada folha que cai, mas agora acabou o sofrimento :D

Basicamente a gente paga perto de 15 reais pra uma pessoa especializada (as vezes nem tanto) carregar nosso cartucho preto com "fabulosos" 8ml de tinta ou os coloridos com 3ml cada cor... isso dura +/- umas 150 folhas (e aquela dor que não passa)... pagamos atualmente R$ 6,50 de 100ml de uma boa tinta, e podemos tanto recarregar em casa quanto monta o Bulk Ink.

Todas as peças para o Bulk são vendidas em sites como o Mercado Livre e E-Bay, como peças separadas ou Kits completos.

Basicamente o sistema de Bulk Ink auto alimenta os cartuchos por uma força de pressão negativa que o cartucho cria quando jateia a tinta pra fora. Sabendo disso, fazemos como o sistema de óleo de freio, onde ele é fechado, e quando apertamos os freios ele injeta para os "burrinhos" e esses pras pastilhas (ah... eu não manjo muito de freio, ta bom).

Para os que entendem um pouquinho de fisica, é o principio de vasos comunicantes.

----------------------------------------------------------------------------------


Tanques de Tinta

Kit Completo como veio


Bem, vamos lá :D

Eu como não gosto de gastar atoa, comprei este kit de Bulk Ink diretamente da China, pagando uma quantia muito pequena perto de US$ 12,00 (dolares), e esperando cerca de 40 dias para chegar o produto.


http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.24441


CASO alguem vá comprar no mesmo lugar, posso ajudar no processo, ja que isso entra pela alfandega, "Jeitinho Brasileiro" MODE ON ehehheeh.

O Kit é composo pelos "Tanques" de Tinta, mangueias de silicone com "L", filtros de ar, base de calibrar pressão no cartucho, borrachinhas de tamponamento e encaixe, ferramenta de abertura de diametro da entrada do cartucho e um manual em ingles.

É o minimo necessário para a montagem.

----------------------------------------------------------------------------------


A Impressora

Tampa Lateral que será Retirada

Como Retirar...

Tchau Tampa Lateral

Lateral Direta (não a tampa)

Lateral Direita Retirada

Lateral Esquerda

Esquerda Retirada

Parafusos Dianteiros

Parafusos Superiores

Retire todos os Parafusos

Desencaixe Cabos e Flats com Cuidado

Tudo Desmontado


Vamos a desmontagem da impressora.

----------------------------------------------------------------------------------

Desmontando a Impressora

Vamos la de novo (pq o browser estragou minha postagem...)


É visivel pelas fotos o processo de desmontagem, sigam as setas vermelhas e teram os parafusos para a desmontagem até o ponto da ultima foto... todos os parafusos são torx, o que facilita de não errar na re-montagem e na praticidade com a ferramenta.


Minha impressora é uma Multifuncional HP 4480, caso a sua não seja esse modelo faça devagar e com atenção.

Muita atenção a penultima foto, onde eu indico 4 pontos importantes das multifuncionais, os flats e cabos.

Desencaixe os conectores com cuidado, flats são muito sensiveis e não deve ser dobrados.


Com tudo (ou quase) desmontado, seguimos para o proximo passo. :D

----------------------------------------------------------------------------------

Ambiente para Instalação das Mangueiras


Caminho da Mangueira (que depois eu mudei)

Meleca de tinta velha

Tampa dos Cartões

Carcaça - A Retirar

Carcaça - Já Removida



Como ja vimos temos 4 mangueiras de silicone juntas num flat para fazer a tinta chegar do tanque ao cartucho, procuramos então (dependendo do modelo da impressora) um melhor caminho para passar as mangueiras sem quem elas enrosquem no carro de impressão ou esbarrem no proprio papel que esta sendo impresso.


Antes disso vejam a imagem de um "montinho" de tinta melequenta, isso esta dentro de sua impressora (e da minha também) depois de um certo tempo de uso, eu limpei isso por precaução, usando um palito raspando delicadamente o feltro de baixo.

Essa tinta é despejada ai aos poucos quando o cartucho faz o processo de limpeza de cabeça dele.


Vamos lá, para facilitar mais a instalação vamos retirar outra parte da carcaça da impressora, começamos pela frente plastica dos slots de cartão, tem um pino interno que deve ser alavancado e o plastico sai pra frente, como varias partes da impressora.

Mais dois parafusos torx para retirar a peça e pronto. :D

----------------------------------------------------------------------------------

Continuemos...

Preparando os Cartuchos


Preparação dos Cartuchos

Cartuchos sem Etiquetas

Cartucho Preto

Cartucho Colorido

Cartuchos com Borrachinas e Encaixes Prontos


Cartuchos... Ahhhh os cartuchos...

Existe uma grande batalha sobre impressoras de cartuchos com cabeça (HPs, Lexmarks, Cannons, etc) e as famosas EPSONs e suas impressoras de cabeças fixas, onde você troca apenas o "tanque" de tinta.

Ja tive varias impressoas e ja dei manutenção em todo tipo que se possa imaginar, na minha opinião qualquer marca tem seus prós e contras.

As Lexmarks são baratas a principio, mas tem cartuchos caros para repor, as Cannons são ótimas também, até darem o primeiro "probleminha", as HPs são duras na queda, impressão boa, mas tem cartuchos caros e mudam de modelo mais rapido que muita gente troca de cueca, as EPSONs tem a melhor impressão que eu ja vi, mas tem o grave problema de se entipirem a cabeça... o destino é o lixo.

Bem, voltemos ao belissimo Bulk Ink. :D

Uma imagem dos cartuchos quando encaixados na cabeça de impressão, o que nos mostra que devemos deixar tudo bem compacto para que as mangueiras não enrosquem.

Na sequência, os cartuchos com etiquetas retiradas, aumentando os furos com a broca manual que vem junto do kit, encaixando borrachinhas de tamponamento e borrachinas de encaixe dos cotovelos que estão na ponta das mangueiras.

Usando a broca com cabo de chave que vem no kit a gente abre os buracos que vão os encaixes pras mangueiras, aparentemente muito facil porém cuidado, e limpem a broca antes de fazer o proximo furo, qualquer goticula de tinta misturada na outra cor pode estragar a impressão e deixar sua vida um caos eheheheh. (Meu pai que o diga, que um dia injetou a cor errada quando foi recarregar eheheh teve que abrir o cartucho, lavar e trocar as espumas, tanta pressa pra nada.)

Nas fotos o cartucho preto tampando os buracos e deixando apena 1 para a mangueira de alimentacao. Idem para o colorido deixando 1 buraco pra cada cor e tampando apenas 2 burados... muito visivel pelas cores serem diferentes.

Com os cartuchos montados e prontos pra receber as mangueiras passamos pro proximo passo.

----------------------------------------------------------------------------------

Carregando o Sistema com Tinta


Abastecendo os Tanques de Tinta

Mangueiras Pré Carregadas

Mangueiras Pré Carregadas e Travadas

Puxando a Tinta com o Pressurizador

Recolocando os Cartuchos no Carro de Impressão

Cartuchos Instalados


Agora com toda a mecânica pronta, falta a hidráulica...

Coloquei apenas 20ml de cada cor nos tanques para garantir um pequeno estrago CASO algo desse errado. :D

Comprei 100ml de cada cor, paguei R$ 26,00 de tudo + o frete, são otimas tintas Formulabs, lembrando que cada cartucho normalmente cabem 3ml de cada cor e o preto cabe entre 5 e 9ml dependendo do modelo, um par de cartuchos imprime cerca de 100 a 150 folhas...

Pagamos atualmente entre R$ 15,00 e R$ 20,00 por uma recarga de cartucho... são R$ 15,00 por 3ml de tinta... sendo que comprando a tinta e recarregando OU usamos o Bulk Ink pagamos R$ 6,50 por 100ml de tinta... MUITO MAIS BARATO.

Seguimos...

Tanques carregados, vamos fazer a tinta chegar até os cotovelos que vão encaixados nos cartuchos. EU como não tenho problemas em me sujar (e me sujei bastante fazendo a instalação) suguei a tinta devagar para não correr o risco de "tomar tinta de canudinho" ao chegar ao ponto de estar perto do cotovelo eu parei e tampei a saida.

Faça isso com as 4 linhas de tinta e trave o fluxo com a trava plastica para que possamos trabalhar com as mangueiras com segurança.

Agora encaixe os cotovelos nas borrachinas transparentes no cartucho nas respectivas cores (confira colocando um palito dentro de cada furo para olhar a cor), ao levantar os tanques, com a valvula aberta e deixar a mangueira pré encaixada você pode deixar a tinta descer vagarosamente até o cartucho e encaixe ela até o final para não enroscar quando o cartucho for colocado no carro de impressão. Veja as fotos...

Usando o pressurizador, vamos puxar um pouco de tinta do cartucho, fazendo com que a tinta da mangueira comece a entrar no cartucho de verdade, criando assim um sistema pressurizado... quando a tinta for saindo pq esta sendo utilizada na empressão, mais tinta (proporcionalemente) vai sendo puxada pela pressão na mangueira e por consequencia dos tanques.

Ao puxar a tinta, retire o pressurizador e coloqueo cartucho numa altura coerente a que ele ficaria normalmente e os tanques na altura da impressora (na mesma mesa melhor dizendo), verifique se não há nenhum tipo de gotejamento ou a tinta não esta "babando" na cabeça do cartucho.

Recoloque os cartuchos no carro de impressão e "pronto" ou quase eheheheh

----------------------------------------------------------------------------------

Terminando a Montagem


Terminando a Montagem


Impressora Fechada

Impressora no Devido Lugar e Tanques na mesma Altura


Continuando...

Cartuchos pressurizados, tanto o preto quando o colorido ? OK

Agora a parte chata... a mangueira... vamos precisar achar uma maneira de colocar a mangueira onde ela não atrapalhe o carro te impressão nem outras peças da impressora... obvio ! Já que não inventaram Tinta Wireless ehehehehehe

Apesar de eu não ter tirado foto, eu colei um dos grampos (que vem junto do kit) com

dupla face na lateral esqueda do carro, e fiz as mangueiras passarem por ele. Jogando o carro todo o a esquerda (com a maquina desligada) temos o maior comprimento da mangueira utilizado, já que no meu caso a mangueira sairia pela direita, sabendo isso eu deixei um pouco mais folgado (bem pouco) e colei com dupla face na parte superior daquela última peça que retiramos na desmontagem.

Com a tampa da lateral direita retirada (aquela primeira coisa que retiramos) fora da impressora as mangueiras podem passar para o lado de fora sem que precisemos destruir a impressora com a furadeira ou a dremmel. :D

Com tudo funcionando e instalado... agora é só correr pro abraço !

Mas seguem recomendações...

-------------------------------------------------------------------------------------

Recomendações Finais


Tanques no mesmo Nivel da Iimpressora

Escolhendo imagem para Teste

Imprimindo


Com tudo instalado, vamos aos detalhes...

As tintas deve entrar no cartucho com o maior nivel de pureza possivel, caso algum tipo de pó ou poeira entre em contato com a tinta ela mudaria de "espessura" e isso dificultaria ela de sair pela cabeça do cartucho ENTÃO... instalamos nas entradas de ar dos tanques os filtros de ar. :D

Usando as borrachinas que vieram nas pontas dos cotovelos vamos tampar os filtros enquanto não usamos a impressora... mantendo um nivel de pressão constante no sistema e não deixando a impressora babar a tinta na cabeça do cartucho. O que poderia causar a variação de cores, manchas estranhas, ou mesmos a falta de qualidade da impressão.


Escolhida uma imagem bonita :D vamos imprimir... até ai tudo bem... o cartucho ainda tem tinta dentro (o que recomendo carregar o cartucho antes de montar o Bulk Ink para que o sistema se mantenha sempre cheio... mas um pouco mais de pressão no pressurizador pode resolver isso.

Folha impressa com qualidade e economia todo mundo fica feliz e não chora quando for imprimir uma apostilinha de 100 folhas. :D



--- ATENÇÃO ---

SEMPRE retire as borrachas dos filtros de ar antes de imprimir, se fizer isso fechado vai criar uma pressão negativa no sistema e isso não é bom...



--- MAIS ATENÇÃO ---

Eu demorei a tarde toda até deixar a minha impressora com a pressão correta no sistema, limpando a tinta da cabeça do cartucho, pressurizando, despressurizando e etc. Então não se deixem abater por uma impressora... ela é só uma cuspideira de tinta. :D



Bem é isso ai, Eu Faço em Casa, faça você também !
Abraços
Mauricio Hilst

Espero estar ajudando alguem :D

12 comentários:

mineroeco3 disse...

gostaria de saber como eu faço para comprar através desse site que vc passou. Como resolver o problema da alfandega?

email: detritus3@hotmail.com

obrigado, e parabéns pelo post! Com certeza irá ajudar muita gente!

Abraço

Mauricio Hilst disse...

Mineiro, meu MSN está no blog... por favor me adicione e tentarei lhe explicar o procedimento...

abraço
Mauricio Hilst

Saulo disse...

dae Mauricio,

tenho um bulk numa Epson c42 ( http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2006/09/gambiarra.html ), fiz à muitos anos atras, até hoje funciona bem.
Se entope a cabeça de impressão eu uso Veja multi ação ahhhh... sempre funcionou. Uso a mesma técnica nas cabeças de impressão das HPs 1200 e 5400, deixo de molho no Veja algumas horas e tá nova.

Não sabia que o dealextreme vendia esse tipo de coisa, mas muito bom saber.

valeu.

Mauricio Hilst disse...

É isso ai Saulo, eu tive muito problema com Epson por entupimento... e ja perdi muito cartucho HP por isso tb...
acho q é zica minha mesmo ehehhe

gostei do blog de vcs... so acho q precisa de algumas atualizadas ehhehe

DExtreme vende muita coisa chata de se achar no Brasil... ou chata ou cara... vale a pensa fuçar la um pouco.

bom... abraço, valeu da visita.

perdidos na net disse...

Seu blog é muito legal,parabénsss!!!!
Gostaria gostaria de saber como eu faço para comprar através desse site que vc passou. Como resolver o problema da alfandega?


lovasconcelos73@gmail.com

Mauricio Hilst disse...

Vamos la, gente, vou tentar ser o mais simples e direto possivel...

ja respondendo o Vasconcelos e o resto do pessoal...

pra comprar no DealExtreme e dar uma "ajudinha" pra não dar bosta na alfandega EU RECOMENDO:

De inicio e principal:
* Cartão de Credito Internacional
* Conta no Paypal Relacionada com seu No. de Cartão
* Login no Deal Extreme

Recomendo compras pequenas, de pouco peso e cuidado compras de objetos "especial"... lasers, peças como lunetas de carabinas, miras, e etc... isso dá um rolo do caramba... eu mesmo ja tive q ligar no exercito e fiquei 3 meses esperando pra receber o meu pacote... ainda tive q convencer o sargento q "não sou bandido"...

bom... vamos la a hora das compras...

"Comprou" tudo q vc queria ?
escoleu tudo e as quantidades ? blz...

abre qq produto e troca o codigo do final do endereço na barra pelo numero 1888

isso vai abrir um "serviço" do site, q vc vai "comprar" junto com sua lista antes de finalizar a compra...

esse "serviço" faz com quem o pacote tenha a etiqueta com o logotipo da Deal Extreme seja retirado e o valor do pacote seja passado pra baixo de 50 dolares...
mesmo q sua compra não dê 50 dolares... e é marcado como GIFT (ou PRESENTE) como se alguem lhe enviasse um presente, então não seria pra taxar...

isso facilita muito a passagem do pacote pela alfandega.


Sendo um pacote pequeno, como "gift" e a baixo de 50 dolares... facilita MUITO a passagem pela alfandega.

eu mesmo ja perdi um pacote q NUNCA chegou no destino nem tem codigo de rastreio nem nada pra reclamar... pq vacilei e esqueci de "comprar" o #1888


Bom... espero ter ajudado.

Abraço a todos, boas compras e CUIDADO, não queremos nenhum camarada indo preso ou tendo a visita dos "homens da lei" :D

Mauricio Hilst

blog do Vande disse...

Olá Mauricio!Parabéns pelo tutorial exelente muito bom.Mas fiz todo o processo e os cartuchos estão vasando.Estou instalando em uma HP D1660 deskjet,MAS ESTA UMA GUERRA entre eu e a impressora.O problema seria menos tinta nos tanques e pressurizar osistema.
Valeu Abraço
Vanderlei

blog do Vande disse...

Outra questão importante a pressurização do sistema é feita sem os tampões nos cartuchos?

Mauricio HILST disse...

Vande, o negocio é pressurizar com os tampoes fechados mesmo...

mas se vc puxar muita tinta (ou ar) o cartucho vai ficar "babando" tinta... isso não é bom... dai você abre e fecha só um pedacinho de um dos tampões (do que estiver fazendo isso)... a pressão vai diminuir dentro da camara do cartucho... e o a tinta ainda vai ser puxada do tanque...

são varios detalhes e jeitinhos...
mas não tem como não dar certo... ehehehe só demora as vezes ehehhe


Abraço !
obrigado pela visita

Wil disse...

Ei, qual tinta vc recomenda para impressão de fotos com essa HP? As fotos não desbotam com o tempo?
abraço.
Wil.

Mauricio HILST disse...

Bem...

o que dizer sobre as tintas... a Formulabs sempre me pareceu uma boa opção de compra pelo preço e qualidade...

mas se quiser que não desbote com o tempo... use uma impressora laser... ou revelação fotográfica mesmo... que hoje em dia esta tão barato...

não podemos fazer milagre...

Abraço
Mauricio Hilst

Elis Liberatti disse...

Olá.

Tem como instalar numa HP 2050?

Obrigada,

Elis.